ID Jovem Passagem

A ID Jovem Passagem é uma ferramenta que proporciona viagens gratuitas ou com o desconto de 50% para jovens de baixa renda.

Além disso, a Identidade Jovem pode dar direito ao benefício de meia-entrada em eventos artísticos, culturais ou esportivos em todo o Brasil.

Mas, atenção, ela não dá direito à gratuidade em viagens de avião. A ID Jovem 2.0 apenas pode ser utilizada em viagens interestaduais em transporte coletivo, sendo que só é aceita em:

  • ônibus
  • trens
  • embarcações

Por isso deve-se estar atento e compartilhar esse artigo com todas as pessoas que possuem direito, para que elas possam saber mais sobre o mesmo e usufruir desse excelente benefício.

ID Jovem Passagem: Quantas vagas são reservadas?

São reservadas duas vagas para gratuidade em cada um dos veículos de transporte de passageiros.

Caso se esgotem as gratuidades, ainda serão reservadas com desconto de, pelo menos, 50% mais duas vagas para os beneficiários.

Por isso é importante se planejar para conseguir a viagem gratuita.

Lembrando, mais uma vez, que isso só é válido para os transportes coletivos interestaduais de ônibus, trem ou embarcação. Demais veículos não são cobertos pela lei.

ID Jovem Passagem: Como fazer para viajar?

Para pegar sua passagem gratuita ou com desconto deverá, após emitir o documento no Portal da Juventude( juventude.gov.br), observar as regras abaixo:

  • deverá comparecer com, no mínimo, três horas de antecedência da viagem no terminal da empresa
  • deverá solicitar o benefício e observar as condições que podem variar de acordo com a distância
  • deverá retirar a passagem no guichê com, no mínimo, 30 minutos antes da viagem

E, além disso, é necessário ressaltar que só é válido para viagens interestaduais. Ou seja, só é válido em viagens de um estado para o outro(como, por exemplo, de São Paulo para o Rio de Janeiro).

Também é preciso estar com o documento impresso ou salvo no celular para que o atendente possa ter acesso ao documento e possa conceder a gratuidade(ou o desconto).

O que fazer no caso de recusa da empresa?

Se alguma empresa recusar a concessão do benefício, deverá solicitar um documento por escrito sobre o porquê de isso estar acontecendo e correr atrás dos seus direitos, pois é muito comum que a empresa se recuse a atender a lei para que possa aumentar o seu lucro. Isso é feito oferecendo uma denúncia no órgão que regulamenta as atividades da empresa(ANTT)

A ID Jovem Passagem deve ser concedida por todas as  empresas de transporte coletivo de passageiros (válido para ônibus, trens e embarcações), a recusa injustificada pode gerar, até mesmo, um processo por danos morais.

Deixar um comentário