ID Jovem Cinema

ID Jovem Cinema muitas vezes é recusada por parte da empresa responsável por conceder a meia-entrada, mas saiba que essa atitude é irregular, podendo gerar multa e ressarcimento por danos morais aos afetados.

A Identidade Jovem 2.0 é um mecanismo que visa dar acesso a todas as pessoas de baixa renda a várias coisas que elas não teriam a condição de usufruir normalmente.

Por isso não deve ser recusada quando for de direito.

Então compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles possam usar o que é deles!

Id Jovem Cinema: Obrigação por Lei

Em vídeo da TV NBR, do Governo Federal, o Secretário Nacional da Juventude deixou bem claro o direito:

Como pode ver mais acima, a lei é para todos. O Estatuto da Juventude garante o acesso a todos e não é o empresário que decide isso. Vale lembrar, também, que o benefício pode ser usado por estudantes e por pessoas que não estão estudando.

ID Jovem Cinema Jovens possuem direito a meia-entrada em cinemas

ID Jovem Cinema: Jovens possuem direito à meia-entrada em cinemas

A ID Jovem 2.0, além de dar direito à meia-entrada no cinema, ainda dá outros benefícios, sendo eles:

  • meia-entrada em eventos artísticos, esportivos e culturais(sendo o cinema um deles)
  • 2 vagas com passagens gratuitas + 2 vagas com desconto de, no mínimo, 50% em viagens interestaduais de transporte convencional via ônibus, trem e embarcação
  • emissão gratuita da carteira de estudante

Esses são os benefícios que temos atualmente. Porém há uma luta dos jovens para que sejam incluídos outros benefícios, como passagens aéreas pela ID Jovem.

A recusa poderá dar multa e até processo sobre a empresa, devendo o beneficiário apresentar uma denúncia quanto a ID Jovem 2.0 for recusada.

Quem pode usar?

O benefício é concedido para os jovens com idade de 15 a 29 anos, estudantes ou não, que possuem renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos.

Para emitir o documento o jovem deverá estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ter em mãos o número do NIS(gerado após o cadastramento), acessar o site do Portal da Juventude(juventude.gov.br) e preencher os dados que são solicitados.

E, vale apena dizer novamente, a ID Jovem Cinema é um direito adquirido. Por isso não pode ser recusada por nenhum estabelecimento do tipo.

Deixar um comentário