Como Fazer o Número do NIS para ID Jovem

Muitas pessoas ainda não sabem Como Fazer o Número do NIS para ID Jovem 2.0 e, por isso, decidimos criar esse artigo explicativo sobre como proceder para confeccionar e consultar o NIS.

A ID Jovem 2.0, ou Identidade Jovem 2.0, é um mecanismo que dá direito a viagens interestaduais grátis(ou com desconto de 50% caso se esgotem as gratuidades) e meia-entrada em eventos – artísticos, culturais ou esportivos – para jovens com idade de 15 a 29 anos, sem a necessidade de ser estudante.

Para ter direito ao benefício é preciso ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Por isso compartilhe esse artigo para que todos possam saber como fazer e como descobrir o Número do NIS para fazer a ID Jovem 2.0.

O que é o Número do NIS pedido pela ID Jovem?

É a sigla de Número de Identificação Social e identifica todos os brasileiros. É a principal ferramenta pela qual é feita a concessão de vários dos benefícios sociais existentes hoje.

Através do cadastro é feita a análise socioeconômica das famílias, o que permite selecionar as pessoas que estão aptas a usufruir de determinado benefício social.

Em muitos casos é o mesmo do PIS, do NIT e do PASEP. Mas é necessário fazer o cadastro para benefícios sociais para poder usufruir dos benefícios pois é impossível emitir a ID Jovem sem possuir inscrição no Cadastro Único atualizada.

Como Fazer o Número do NIS para ID Jovem 2.0

como fazer cadastro do numero do nis para id jovem 2.0

Como Fazer Cadastro do Número do NIS para ID Jovem 2.0

Para fazer o número do NIS para ID Jovem, a pessoa ou alguém da família deverá procurar o CRAS mais próximo e se orientar sobre como funciona o atendimento do Cadastro Único no município.

Após buscar essa informação, basta reunir todos os documentos dos familiares e levar no local de atendimento no momento propício para fazer o cadastramento.

A pessoa que for fazer o cadastro deverá ter, no mínimo, 16 anos e ter CPF ou Título de Eleitor para poder ser colocado como Responsável Familiar.

Documentos necessários

Os documentos obrigatórios são: CPF, Título de Eleitor ou Termo RANI do Responsável Familiar e um documento qualquer de cada um dos membros familiares.

Mas podem ser solicitados outros documentos pela gestão municipal. Os mais comuns de serem solicitados são:

  • Comprovante de Residência
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Identidade
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento
  • Contracheque ou Holerite de quem trabalhar formalmente
  • Declaração de renda do INSS de quem for aposentado
  • Declaração Escolar de quem for estudante

Por isso é importante procurar o CRAS e ver quais documentos serão pedidos. Porque é melhor reunir tudo e levar que fazer o cadastro pela metade e ter de voltar em um momento posterior.

Caso o cadastro esteja desatualizado, é necessário atualizar o mesmo para utilizar o número do NIS. O procedimento que deve ser adotado é o mesmo que pra fazer a primeira vez.

Consultar NIS Online para ID Jovem

consultar numero do nis online consulta cidadao

Consultar Número do NIS Online – Site do Consulta Cidadão

Existem várias formas de Localizar o NIS. Mais abaixo poderá ver três delas para que possa confeccionar a sua ID Jovem. Porém só é gerado de 24 a 48 após o cadastro ser lançado no sistema online, caso consulta seja online poderá demorar mais tempo ainda para saber.

Além disso, o sistema de emissão do documento demora um pouco mais para reconhecer os dados após o cadastramento – gerando mensagens como “NIS Inválido” – . Não existe um tempo certo para isso, mas pessoas relatam que já demorou até dois meses para poder confeccionar o documento.

Três formas simples de fazer a consulta:

  1. através da gestão municipal do Cadastro Único(melhor forma)
  2. online através do site do Consulta Cidadão(aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/)
  3. através do Aplicativo Meu CadÚnico(disponível para Android e para iOS)

Existem muitas outras formas para se saber o Número do NIS para ID Jovem, mas essas três garantirão que existe o Cadastro Único da pessoa e, também, darão informações importantes sobre o estado documento. O aplicativo, ainda, ajuda dando mais informações sobre outros benefícios sociais ligados ao cadastro, o que pode auxiliar na hora de consegui-los.

Caso tenha dúvidas sobre Como Fazer o Número do NIS para ID Jovem 2.0 ou sobre como consultar o NIS online, deixe-nos um comentário para que possamos ajudar um maior número de pessoas.

Deixar um comentário